Taremi, Cancella e Estoril

1 - Taremi;
Foi abjecto o comentário no jogo de padel transmitido pela Eleven Sports. Creio que qualquer pessoa minimamente bem intencionada concordará com isto.
Foi também rápida e eficaz a reacção da Eleven, pedindo desculpas ao jogador e à sua entidade empregadora, o FC Porto. Ao que parece, as desculpas foram aceites e tudo deveria ter terminado aqui. Só que tal não aconteceu.
Por um lado, tivemos o director de informação do FCP a aproveitar o acontecimento para fazer um ataque ao sul, mormente a Lisboa. Estamos em 2022 e este discurso ainda “pega”? Ainda há adeptos do clube portista que vão atrás disto? Não sei quem foi o comentador que proferiu a infame frase. Não sei, nem me dei ao trabalho de saber, porque verdadeiramente não me interessa. Há idiotas nascidos em todos os lados e idiotas adeptos de todos os clubes! Usar uma infelicidade que irá ser punida para fazer um ataque à minha cidade - sim, sou lisboeta e com muito orgulho! - parece-me tão só e apenas, mais um exemplo daquela espécie de comunicação com 40 anos de idade que já deveríamos estar todos fartos. Ou não estamos?
Por outro lado, o aproveitamento nas redes sociais da parte de outro tipo de imbecis criando uma hashtag que me recuso a escrever aqui para denegrir a imagem do jogador em questão, é igualmente grave. Taremi é um excelente avançado, um dos melhores na nossa liga e mesmo sendo certo que já por diversas vezes tentou “cavar penáltis”, não deixa de ser o que disse: muito bom! Por outro lado, os tais da hashtag certamente têm clube. Pergunto-lhes se, em consciência (se a tiverem), nunca deram conta de nenhum jogador dos seus clubes fazer o mesmo ou até, daquilo que acusam Taremi, de terem jogadores especialistas na matéria.

2 - Jaime Cancella de Abreu;
Uma nota prévia: de forma geral, não gosto do tipo de comentários que faz. Acho-o demasiado sectário, tendo sempre muita dificuldade em admitir algo que não favoreça o seu Benfica. Na SportTV existem outros assumidamente benfiquistas que são muito mais equilibrados.
Posto isto, não posso deixar de condenar duas coisas no que se passou durante o programa “Aposta Tripla” da passada sexta feira. A primeira é obviamente o conteúdo da sua intervenção. Quando se diz, e passo a citar "a situação foi tão mal gerida que chegou ao ponto de as pessoas começarem a insinuar que ele [Pepe] foi dispensado da Seleção, por causa do controlo anti-doping, ou seja, para não se sujeitar ao controlo anti-doping”, está-se a dizer sem dizer. É um truque muito antigo, mas que infelizmente continua a ser utilizado e quase sempre pelos piores motivos.
No entanto, e tendo-me eu socorrido da ajuda de um jurista, não é passível de condenação. Não há base legal que a sustente porque, de facto, apenas foi reproduzido conteúdo informativo de outras fontes.
Por este motivo, nem a Federação Portuguesa de Futebol, nem a SportTV, nem Pepe e nem o FC do Porto, irão avançar judicialmente contra Cancella de Abreu. A este, bastar-lhe-ia apresentar alguns dos inúmeros comentários que circulam nas redes sociais, para se ilibar.
No entanto, a FPF fez uma queixa à SportTV e esta decidiu banir o comentador.
Isto é grave.
Repito, para que não restem dúvidas: não gosto do tipo de comentários de JCA e detestei que tivesse feito aquela reprodução do que se diz. Agora pergunto: deveria isto levar a uma medida tão drástica como a que lhe foi aplicada? Quando estão no ar e em directo, os comentadores são responsáveis pelas suas palavras. Se a Federação entendeu que aquele comentário era atentatório do seu bom-nome, poderia fazer o protesto à estação emissora, como fez, e se assim entendesse, agir criminalmente contra o agente singular mesmo sabendo que dificilmente ganharia. Seria uma forma de marcar posição.
Esta é uma parte da questão. A outra, que gerou em mim uma profunda revolta, foi a SportTV ter-se vergado à FPF e despedido o colaborador.
Isto apenas tem um nome. Chama-se censura. Tal como digo na introdução deste espaço onde escrevo, houve e continua a haver censura na comunicação social em Portugal.

3 - Estoril Praia;
Foram hoje conhecidas as medidas de coação aplicadas a três dos indivíduos que insultaram e cuspiram no adepto adulto e na criança ao seu colo com camisolas do FC do Porto, no recente jogo Estoril-Porto.
Essas pessoas ficam para já interditas de frequentarem recintos desportivos, pelo menos até serem decretadas as sanções finais. O meu aplauso para a medida em si e para a rapidez da decisão.
Que isto não seja caso único!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Cristiano Ronaldo: história de um calvário

Carta aberta a Cristiano Ronaldo

Sporting, para onde vais?